Os meses de isolamento social por causa da pandemia de coronavírus impulsionaram o desejo de incrementar as áreas de lazer dentro de casa. Algumas pessoas descobriram até novos hobbies, que, por sua vez, exigem locais adequados.
Brinquedotecas, cinemas privados e varandas estão entre as áreas de lazer preferidas dos moradores para se divertir sem sair de casa. “As pessoas redescobriram o lar e estão dispostas a investir em bem-estar e um cenário propício ao lazer de toda família”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Veja também:
- Reformas no inverno: época de reparar piscinas e redecorar varandas
- As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
- Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante
Cinema em casa
Para fazer uma maratona de séries e filmes, a sala de TV pede um sofá aconchegante. Considere o tamanho do espaço e o uso desejado na hora de escolher do modelo ideal. Se sua ideia for esticar as pernas, considere um sofá modelo chaise. Invista também em um equipamento completo de áudio e vídeo para ter o seu próprio cinema em casa. No mobiliário, o home theater é composto por painel e rack, itens fundamentais para sustentar a TV, abrigar os equipamentos e esconder a fiação.
Brinquedoteca
Uma brinquedoteca em casa serve para que as crianças tenham o seu próprio universo lúdico, além de evitar aquela sensação de “bagunça” tão conhecida dos pais, com brinquedos espalhados por diversos cômodos. O projeto deve levar em consideração a idade das crianças.
Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, a criança deve ter acesso a tudo no ambiente. “Tendo o cenário mais facilitado, os pais podem ensinar e incentivar que os filhos guardem as peças depois da diversão. Um ato benéfico para ambos”, diz.
Veja também:
- Adega ou bar em casa: dicas para criar um espaço personalizado
- 3 maneiras de transformar seu espaço ao ar livre em sala de estar
- 5 ideias para transformar um espaço em brinquedoteca para as crianças
Varanda gourmet
Na varanda gourmet, a dica para tirar máximo proveito do ambiente é optar por móveis confortáveis e apostar no fechamento de vidro, recurso que promove privacidade e bem-estar contra o frio, chuva e a incidência solar. Outra solução é nivelar os pisos da sala de estar com a varanda, evitando acidentes e deixando os espaços mais funcionais.
E quem disse que a varanda não pode ser um local de diversão? A arquiteta Ieda Korman aproveitou a amplitude do espaço para incluir uma mesa de sinuca. A proteção de vidro permite que moradores e convidados continuem jogando em segurança e sem preocupação. Para completar, a iluminação garante que a mesa de sinuca seja usada no decorrer da madrugada.
Adega
Descobriu o mundo dos vinhos por meio de cursos online que deu início durante a quarentena? Talvez esteja considerando, então, ter uma adega em casa. Bem, você provavelmente aprendeu a importância de armazenar os rótulos brancos, tintos e de espumantes com as temperaturas ideais. Por isso, a arquiteta Carina Dal Fabbro defende a necessidade de um projeto personalizado com uma área climatizada, ajustada segundo os diferentes tipos de bebida.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br